Magres

Transparência - Terceiro Setor

Sociedade Beneficente Asilo São Vicente de Paulo
(14)35225522
Rua Álvaro Sampaio Silva, 700 - Vila Militar - Lins/SP

Sociedade Beneficente Asilo São Vicente de Paulo
51666360000168

Em 07 de junho de 1936, às 17 horas, na rua São Vicente, nº 143, foi formada uma comissão que se comprometeu em construir um Asilo. Esta comissão foi composta de autoridades da sociedade Linense, vicentinos, representantes do comércio, indústria e lavoura. Neste terreno havia 06 (seis) casas que foram destinadas para socorro de famílias assistidas de Conferências Vicentinas. A partir desta data, a comissão formada pelo Cel. José André Junqueira, Manoel de Sá Fortes Junqueira Junior, Joaquim Teixeira, José Maria Antunes, Manoel Francisco Antunes, Mathias Pereira Junior, começam a construção de um refeitório, dois barracões e uma Capela, que foram inaugurados em 28 de setembro de 1939. A doação definitiva do terreno de 7.200 m² é concluída em 18 de setembro de 1940 pelos doadores Cel. José André Junqueira e sua esposa Dona Maria Clara de Andrade Junqueira, e o senhor Fausto Junqueira de Andrade e sua esposa Clélia Paim Junqueira de Andrade, assim sendo o terreno passa a ser definitivamente da Sociedade Beneficente Asilo São Vicente de Paulo. Neste local foram construídas 26 casas, cujo aluguel é destinado à manutenção da entidade.

Em 2 de maio de 1972 a Sociedade Beneficente Asilo São Vicente de Paulo recebe uma nova doação, realizada por Dona Maria Teodora Batista, residente a rua Dr. Érico de Abreu Sodré nº 262, no valor de 350 mil cruzeiros para compra de um imóvel no qual deverá ser usado para melhoria ou construção de novas instalações necessária para que o Asilo já existente proporcione melhor atendimento aos idosos. Assim sendo foi adquirido uma propriedade agrícola denominada Chácara São José, situada no Bairro Córrego do Barbosa, com área de 43,56 hectares.

Em 12 de março de 1975, o então presidente do Asilo, senhor José Luiz Dias dos Santos e o senhor José Francisco Junqueira Reis, comparecem ao gabinete do então Prefeito Municipal Dr. Rubens Valadão Furquim, para solicitarem os serviços de terraplanagem no local onde será construída a nova entidade. Assim sendo em 15 de novembro de 1979 as novas instalações do Asilo foram inauguradas.

Com o decorrer do tempo novas instalações foram sendo construídas, mediante as necessidades vigentes.

- Enfermaria: UCE (Unidade de Cuidados Especiais), inaugurada em 11 de maio de 1996, esta unidade recebeu o nome de Maria Aparecida Zani Bertin em homenagem a família Bertin que colaborou na construção desta ala;

- Sala de Terapia Ocupacional inaugurada em 19 de fevereiro de 2000, recebeu o nome de sala de Terapia Ocupacional Miguel Antônio Matheus, homenagem a um confrade atuante nas obras da entidade;

- Sala de Fisioterapia inaugurada em 25 de maio de 2005, foi homenageada uma idosa, a sala recebeu o nome de Sala de Fisioterapia Corina Tamura.

- Construção de uma área coberta, um Barracão foi inaugurado em julho de 2012, recebeu o nome Barracão Paulo Roberto Borro, em homenagem ao confrade apaixonado pela SSVP e em especial ao Asilo esteve presente em várias diretorias e realizou grandes obras para melhoria da entidade.

A diretoria é composta por vicentinos; conta com a colaboração de vários voluntários em diferentes atividades, tais como (médicos, nutricionista, enfermeiro, farmacêutica, cabeleireiros, dentre outros), conta com diversos parceiros (Projeto Cuidar, Varandas, dentre outros) e para sua manutenção realiza diversos eventos durante todo ano; recebe verbas públicas, doações e outros.

A entidade tem seus registros nos diversos Conselhos: Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Assistência Social.

O Beato Antônio Frederico Ozanam nos deixou uma mensagem: Vencer sem perigo é triunfar sem glória. Quanto mais difícil for a obra, tanto mais belo é o desempenha-la. Os dirigentes precisam ser santos. Primeiro para errarem menos, segundo para suportarem os ataques com mais tranquilidade.